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outubro 7, 2019

6 Características que um profissional de SUCESSO deve ter

Você tem Sucesso? Antigamente, o profissional de Departamento Pessoal, era aquele que ficava atrás de um computador (ou dos livros de registro), cuidando da folha de pagamento, da contratação e demissão, mesa cheia de papéis e de cara fechada para não ser “incomodado” (modelo burocrático).

Hoje em dia mudou um pouco (muito, é verdade), as empresas estão cada vez mais competitivas, seletivas, exigentes e cheias de tecnologia, desta forma, buscam não apenas profissionais mais qualificados ou capacitados, buscam parceiros para atuarem juntos, frente à concorrência acirrada que o mercado impõe.

Além do conhecimento técnico da área (em legislação trabalhista, cálculos e rotinas), o profissional de DP deverá manter-se atualizado constantemente. Neste setor, apesar de existir uma rotina mensal fixa, as mesmas estão em constante movimento, seja por uma nova nota técnica expedida pelo Ministério do Trabalho, um novo artigo constante na CCT, Esocial  ou ainda a solução para um problema atípico apresentado por um funcionário.

Dentre as muitas características que um profissional de sucesso dentro da área trabalhista deve ter, destacamos 6, são elas:

ORGANIZAÇÃO: A quantidade de informações e números que um Departamento Pessoal lida diariamente é gigantesca e inclui centenas de dados essenciais para a empresa. Além disso, ainda há a necessidade de o profissional se ajustar à realidade de cada empresa, que pode variar de acordo com políticas, regras e cultura. Foi constatado que 14% das causas de retrabalho estão ligadas à perda de informações, ou seja, todos os processos, documentos e acontecimentos precisam ser armazenados, antecipando necessidades. Mas, não adianta registrar essas informações sem uma ordem lógica, que facilite a localização. Crie categorias, elenque em ordem alfabética, organize por data e qualquer outro filtro que faça sentido na sua rotina. Por isso manter a organização é fundamental para realizar um bom trabalho contínuo.

VISÃO PREVENTIVA: Como dissemos acima, as empresas buscam parceiros, profissionais que conseguem ver além do lhe é pedido, “ter um olhar para o todo”. Quando lhe pedirem para fazer algo, pense sempre:

– Qual será o impacto de fazer e qual será o impacto de não fazer?

– Pode gerar um possível “passivo trabalhista”

– Estou dentro das legislações vigentes

– Pode prejudicar a Empresa ou ao Funcionário?

– É para um caso específico ou para o coletivo?

ESTUDAR: Os profissionais de DP estão acostumados com leis e regras para desenvolver suas atividades. Porém, o mundo está em constante mudança… e o governo brasileiro também! Para acompanhar as atualizações de impostos e legislações, é fundamental estar em contato com ferramentas de atualização, cursos, palestras, fóruns. Ser capaz de transmitir e multiplicar o conhecimento com a equipe. É minha gente, não dá pra parar de estudar nunca rsss

ÉTICA: Talvez, um grande diferencial do perfil de um profissional de Departamento Pessoal seja a transparência e a ética. As informações confidenciais precisam ser guardadas, enquanto as informações que impactam diretamente os funcionários, precisam ser comunicadas com 100% de transparência. O vazamento de algum dado ou a omissão de outro, pode causar mal-entendido que colocam em risco o rendimento e a confiança da área.

EMPATIA: Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro. Ao se colocar no lugar do outro, é possível ter mais tato para resolver os problemas sem se mostrar severo demais ou sem ser indulgente demais para com os erros. Essa característica auxilia na tomada de decisões de forma sábia e sensata, sem prejudicar ninguém, compreendendo a realidade do outro.

DOMINAR A ÁREA: Dentre todas as atividades realizadas pelo analista de departamento pessoal, as principais são: garantir que as rotinas da empresa sigam os termos da legislação trabalhista; estar atento às mudanças nas leis trabalhistas e tributárias; manter-se atualizado quanto às convenções coletivas; relacionar-se com sindicatos; conduzir os processos de admissão, demissão e folha de pagamento; fazer controle da marcação de ponto, colhendo os dados e realizando seu tratamento junto a cada funcionário; realizar o controle de férias dos funcionários, monitorando seus períodos aquisitivo e concessivo; representar a empresa como preposto em ações na justiça do trabalho; entre outros.  Se o profissional domina as rotinas descritas acima, elas serão realizadas com maior correção e agilidade. Assim, o analista de DP (ou assistente) se torna mais valorizado.

Método DAVE: Descomplique, seja Acessível, tenha Visão e Estude

Por: Ana Oliveira

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